(21) 2123-1068
End: Avenida Venezuela, 82 / Sala 203
Saúde - Rio de Janeiro / RJ
CEP: 20 081-312

Empresas Incubadas da PUC-RIO CULTURAL


A Ativa é uma empresa de engenharia robótica que tem como missão ser referência nacional no desenvolvimento e implantação de produtos inovadores no mercado de Petróleo & Gás, visando a preservação do Meio-ambiente e responsabilidade Social.

Em 2005, a Ativa foi pré-incubada na Incubadora do Instituto Gênesis e em 2006, o empreendimento foi incubado. O primeiro produto fornecido pela empresa é a Barreira Ativa, cujo desenvolvimento foi realizado com parceria do CETUC-PUC-Rio com financiamentos da Finep e Petrobras. Diante do sucesso da tecnologia empregada nesse produto, a empresa vem desenvolvendo e implementando novos projetos e serviços em robótica, instrumentação e automação com o objetivo de apresentar soluções não encontradas no mercado.

A Ativa tem se destacado no desenvolvimento de ferramentas submarinas para ROVs, que são projetadas para inspeção e intervenção offshore, ajudando a manter as instalações e equipamentos de poço sob perfeitas condições de operação e manutenção.

Endereço: Rua Marquês de São Vicente 225, Gávea Edifício Dom Jaime de Barros Câmara (Gênesis) – Sala 25
CEP 22453-900, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Telefone/Fax: 21 3527-1800
Site: www.ativatec.com.br
E-mail: daniel@ativatec.com.br
Responsável: Daniel Almeida Camerini

A Bitix, incubada no Instituto Gênesis desde janeiro de 2009, desenvolve e comercializa aplicativos para o iPhone, iPod Touch e o sistema operacional MAC OS, da Apple. A empresa surgiu como Spin-off corporativo, quando o empresário Márcio Nunes, também sócio há mais de 15 anos de uma revendedora autorizada da Apple, percebeu a grande oportunidade que o mercado estava oferecendo.

Os aplicativos para MAC são voltados para o gerenciamento de negócios e desenvolvidos de acordo com a necessidade do cliente, enquanto os aplicativos para iPhone e iPod Touch podem ser desenvolvidos para ou com empresas, visando entreter, informar e até mesmo auxiliar o usuário final no seu dia-a-dia.

A Bitix é uma das poucas empresas no país que possui licença da Apple para vender ou distribuir gratuitamente na iTunes Application Store, a sua loja virtual. A Bitix tem como objetivo criar parcerias com empresas e pessoas que tenham idéias inovadoras e que agreguem valor aos seus produtos e aos seus serviços.

Endereço: Rua Marquês de São Vicente 225, Gávea Edifício Dom Jaime de Barros Câmara (Gênesis) – Sala 15C
CEP 22453-900, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Telefone/Fax: (21) 3020-5098/ (21)8814-6195
Site: www.bitix.com.br
E-mail: marcio@bitix.com.br
Responsável: Márcio Nunes

BPM Software
A BPM Software é uma empresa spin-off da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) especializada em soluções de tecnologia da informação com foco na otimização do desempenho operacional de órgãos de governo e empresas estatais ou ainda empresas privatizadas.

A empresa surgiu a partir de aplicativos de software desenvolvidos e da experiência dos seus profissionais em diversos projetos da Fundação Padre Leonel Franca.

Produtos e Serviços

BPM Suíte

O produto BPM Suite é um conjunto de sistemas ou módulos integrados: Reuniões, Serviços, Processos, Caixa de Trabalho e Organização. E que tem como objetivo principal otimizar o desempenho operacional de órgãos de governo, em geral, e de empresas estatais ou empresas privatizadas por meio do aumento da produtividade de seus funcionários, melhorando inclusive a relação entre produtividade versus custo.

Desenvolvimento de Software

Sempre com o foco em soluções de otimização do desempenho operacional para órgãos de governo e empresas estatais ou ainda empresas privatizadas, o serviço de desenvolvimento de software provê metodologia, ferramentas, infra-estrutura e pessoal qualificado.

O processo de desenvolvimento abrange a especificação de requisitos, projeto lógico, projeto físico, construção, configuração, testes, homologação dos softwares.

A BPM Software segue o modelo CMMI (Capability Maturity Model Integration) do Software Engineering Institute e os modelos de gestão recomendados pelo PMI (Project Management Institute) e dentre seus principais benefícios estão: economia de escala, custos proporcionais à demanda, possibilidade de contratação de fases específicas do desenvolvimento, prazos mais precisos, conformidade com as especificações e garantia de qualidade.

Endereço: Rua Marquês de São Vicente 225, Gávea Edifício Dom Jaime de Barros Câmara (Gênesis) – Sala 23
CEP 22453-900, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Site: www.bpmsoftware.com.br
E-mail: andre.dias@bpmsoftware.com.br
Tel: (21) 2239-0394
Contato: André Dias
Luiz Fernando Seibel

A E-Create é uma empresa com foco no desenvolvimento de soluções para o aprendizado organizacional. O objetivo da empresa é alinhar suas ações aos objetivos estratégicos de seus clientes e modelar soluções em e-learning sob medida que irão suportar o alto nível de desempenho organizacional e conseqüentemente melhores resultados.Dentre nossos produtos e serviços podemos destacar:Produção de cursos para e-learning (Web, CD e DVD) Ambientes de ensino-aprendizagem e gestão do e-learning (LMS) Serviços especializados para o LMS Moodle Ambiente online para mapeamento de competências e identificação de GAP’s de conhecimento integrado ao LMS Consultorias para projetos de e-learning Consultorias especializadas para Moodle Capacitações para Moodle e Gestores de e-learning

A missão da empresa é: “Despertar, desenvolver e potencializar talentos – por meio de soluções de e-learning e gestão do conhecimento – que suportem o bom desempenho organizacional e, conseqüentemente, gerem melhores resultados.”

Endereço: Rua Marquês de São Vicente 225, Gávea
Telefone/Fax: 2274-2096
Site: www.e-create.com.br
E-mail: felipe@e-create.com.br
Contato: Felipe Kinder Tavares

A I-Dutto desenvolve soluções inovadoras em localização, identificação e rastreamento eletrônico para controle e auditoria de ativos, bens e materiais. Faz parte das empresas incubadas no Instituto Genesis da PUC-Rio desde janeiro de 2009 com destaque em trabalhos de localização e identificação em tempo real de tubulações enterradas, embutidas ou em ambientes agressivos sem necessidade de obras invasivas ou destrutivas.Setor de Atuação: Localização e Identificação Eletrônica.Principal Cliente: Lupatech – instalação de sensores de deformação em tubos de óleo e gás. Produtos: Tela de Identificação Eletrônica; Fita de Identificação Eletrônica; TAGs para Localização e Identificação de Tubulações.

Serviços: Desenvolvimento de dispositivos de identificação eletrônica, desenvolvimento de softwares de identificação eletrônica, instrumentação de ativos, bens e materiais para controle e auditoria, localização de tubulações enterradas e embutidas.

Endereço: Rua Marquês de São Vicente 225, Gávea Edifício Dom Jaime de Barros Câmara (Gênesis) – Sala 16B
CEP 22453-900, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Telefone/Fax:21 4063-8318
Site: www.idutto.com.br
E-mail: vinicius@idutto.com.br
Contato: Vinícius Carneiro

A MOBILO atua no segmento de Serviços de Valor Adicionado (SVA) para redes celulares. O portfólio da empresa é composto por:1. Revista Mobile Plataforma para publicação de conteúdo editorial em aparelhos celulares. A plataforma permite que provedores de conteúdos (revistas, jornais, etc.) adaptem seu conteúdo para aplicativos celulares (Java e iPhone) de forma fácil e intuitiva, e que, além disso, possam vender espaço publicitário para seus anunciantes na mídia celular (mobile marketing).2. Adbanners (Mobile Marketing para Java/J2ME) Trata-se de um ferramental que nos permite acessar qualquer game ou aplicativo J2ME e alterá-lo, mesmo sem acesso ao seu código-fonte, adicionando um código que permite a inserção de banners de anunciantes nesse game/aplicativo.

3. www.mobilonews.com Agregação de diversos provedores de conteúdo em um único ambiente, desde grandes portais até blogs.

4. www.mobilosports.com Fornecimento de informações esportivas em tempo real para aparelhos celulares em escala global.

Endereço: Rua Marquês de São Vicente 225, Gávea Edifício Dom Jaime de Barros Câmara (Gênesis) – Sala 21A
CEP 22453-900, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Telefone/Fax: (21) 3521-7601
Site: www.mobilo.com.br
E-mail: bruno@mobilo.com.br
Contato: Bruno Brito

O Overmind é uma empresa de desenvolvimento de jogos. Ela atua em diversas plataformas desenvolvendo produtos para o iPhone, celulares Java, computadores pessoais e videogames.A empresa presta serviços de desenvolvimento de jogos e tecnologias relacionadas. Atualmente a empresa oferece como produto uma tecnologia para acelerar a criação de jogos 3D para celulares Java e possui diversos jogos em desenvolvimento.Endereço: Rua Marquês de São Vicente 225, Edifício Dom Jaime de Barros Câmara – Instituto Gênesis
Telefone/Fax: 9417-9214
Site: www.overmindgames.com
E-mail: lucas@overmindgames.com
Contato: Lucas Euzébio Machado

Criada em 2004, no Lab. de Engenharia de Software da PUC-Rio, a PrimeUp já atuou em projetos de qualidade de Software da Petrobras, PRODERJ, Itaú, MPRJ, Andima, Banco Central, Arcelor, FGV-Online, Tema Sistemas, M4U, Globo.com, Tecgraf, Crowley, Log-In e Icatu.Em 2007, associou-se à Incubadora Gênesis PUC-Rio e ganhou o prêmio Solução RioInfo. No ano de 2008 recebeu do Ministério de Ciência e Tecnologia o prêmio do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade em Software. Firmou contratos com a IBM, tornando-se parceira de negócios, e com a Softex, para ser uma Instituição Implementadora do MPS-Br.Em um cenário onde a engenharia de software tem cada vez mais importância estratégica para as corporações, os processos de desenvolvimento de sistemas podem representar significativos ganhos de eficiência e competitividade. Assim, a PrimeUp apóia seus clientes no processo e desenvolvimento de projetos de software reduzindo custos, aumentando a produtividade e melhorando a qualidade de seus resultados.

Endereço: Rua Marquês de São Vicente 225, Gávea Edifício Dom Jaime de Barros Câmara (Gênesis) – Sala 27B
CEP 22453-900, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Telefone/Fax: (21) 2512-6005
Site: www.primeup.com.br
E-mail: comercial@primeup.com.br
Contato: Leandro Daflon

A PV INOVA desenvolve soluções tecnológicas inovadoras para o transporte coletivo, atendendo as necessidades dos passageiros, empresas de ônibus e gestores.Além do TÉLO, o telefone público para ônibus, lançado em Porto Alegre com a Brasil Telecom, seu principal produto hoje é o TÉLOTrack. Trata-se de um sistema de monitoramento por GPS que foi especificamente desenvolvido de acordo com as necessidades das empresas de transporte coletivo, auxiliando na identificação, diagnóstico e resolução automatizada de não-conformidades na operação. TÉLOTrack está sendo lançado em empresas no Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e nos Estados Unidos. É um sistema web-based, SaaS, criado dentro do conceito de cloud computing.O dia-a-dia da operação de uma empresa de transporte coletivo de passageiros é extremamente complexo e envolve processos encadeados que devem seguir uma rotina rígida para funcionar corretamente. Durante o trajeto de uma viagem, o ônibus, motorista, cobrador e fiscal de rua são expostos a inúmeras situações potencialmente prejudiciais ao cumprimento do que foi planejado. Um problema tardiamente identificado e resolvido pode impactar seqüencialmente outras viagens de uma ou mais linhas de ônibus e comprometer o planejamento da empresa, aumentando custos e reduzindo receitas.

TÉLOTrack aumenta o controle da empresa sobre a qualidade e eficiência de sua operação. A união entre alta tecnologia embarcada e sistema web inteligente permite as transportadoras monitorarem sua frota de maneira eficiente, trazendo resultados práticos no curto prazo.

O sistema também pode ser adaptado a outros tipos de frota, tais como serviços de entrega, logística, monitoramento de ônibus escolar, etc.
Endereço: Rua Marquês de São Vicente 225, Gávea
Edifício Dom Jaime de Barros Câmara (Gênesis) – Sala 16A
CEP 22453-900, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Site: www.pvinova.com.br
Responsável: Andre Averbug
Telefone/Fax: 21 2249-9658

A Silicon Strategy é uma empresa de TI que está dividida em três áreas de negócios: Fábrica de Software, Professional Services Provider (PSP) e Gerenciamento de Infra-estrutura de TI. A Fábrica de Software é especializada no desenvolvimento de software sob demanda, contando com pessoal altamente especializado na criação de soluções corporativas robustas.A área de PSP presta consultoria em redes de telecomunicações, configuração de equipamentos, projetos de rede, monitoramento, entre outros, através de pessoal qualificado em tecnologias e protocolos de rede. Unindo estes conhecimentos à fábrica de software, criamos sistemas integrados para o gerenciamento de redes.Através da marca Vigilanti, realiza-se a administração remota da infra-estrutura de TI de pequenas e médias empresas. Utilizando reconhecidas soluções para monitoramento e administração de equipamentos e redes, os clientes podem contar com um serviço de alta qualidade, excelente custo-benefício e retorno garantido do investimento.

Endereço: Rua Marquês de São Vicente 225, Gávea Edifício Dom Jaime de Barros Câmara (Gênesis) – Sala 24
CEP 22453-900, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Telefone/Fax:(21) 25114531
Site: www.siliconstrategy.com.br
E-mail: silicons@siliconstrategy.com.br | leonardo.coelho@siliconstrategy.com.br
Contato:Leonardo Coelho

A SmartDecision é uma empresa de consultoria e desenvolvimento de software de Sistemas de Apoio à Decisão, capazes de auxiliar os gestores das empresas no processo de tomada de decisão, na elaboração e execução dos planos estratégicos e de negócios das suas empresas, dentro do atual cenário de globalização dos mercados, caracterizado por incertezas de natureza política, social, econômica e tecnológica.

A SmartDecision tem como missão transferir os conhecimentos entre o meio acadêmico e a sociedade, gerando inovações tecnológicas e metodológicas capazes de agregar valor e competitividade às empresas de forma a potencializar seu desempenho e sucesso no atual mercado globalizado. Desta forma, a SmartDecision colabora com o desenvolvimento do país elevando a competitividade da economia e diminuindo a desigualdade social. A SmartDecision tem como visão se tornar uma empresa líder no Brasil e na América Latina no mercado de soluções de Sistemas de Apoio à Decisão.

A SmartDecision iniciou seu processo de criação após sua admissão na Incubadora da PUC-Rio, no primeiro semestre de 2008. Desde então, a SmartDecision tornou-se uma empresa associada à PUC-Rio, possuindo acesso aos recursos institucionais da universidade, em particular ao Instituto Gênesis, onde atualmente está situada sua sede de operações.

A SmartDecision define um Sistema de Apoio à Decisão como uma ferramenta de software que permite lidar com problemas de decisão cuja dimensão ultrapassa a capacidade cognitiva normal do ser humano. Neste contexto, apoio à decisão significa ter os subsídios de uma ferramenta de software, capaz de estimar indicadores de desempenho, adequados à natureza e ao problema de decisão. O termo Solução de Sistema de Apoio à Decisão é utilizado pela SmartDecision para se referir a um pacote composto de produtos (ferramentas de software) e serviços (cursos, treinamentos, consultorias e manutenções corretivas e evolutivas).

A SmartDecision possui como foco o desenvolvimento de Soluções de Sistemas de Apoio à Decisão destinados a auxiliar a gestão estratégica e de negócios de empresas, considerando o atual cenário de globalização dos mercados, caracterizado por incertezas de natureza política, social, econômica e tecnológica. Em particular, a SmartDecision concentra seus esforços na solução de problemas de tomada de decisão relacionados às áreas de: finanças corporativas; avaliação econômica de projetos; avaliação e otimização de portfólios de projetos; precificação de derivativos de ativos reais; previsão de séries temporais; gestão de processos; transporte e logística; Reconhecimento de Padrões.

O principal benefício do uso destas soluções é a criação de valor para as empresas através da otimização dos investimentos, redução de custos, avaliação de novos negócios, aumento de competitividade, aumento da qualidade e eficiência operacional, melhor dimensionamento e gestão de riscos, etc. Dependendo das características do problema de tomada de decisão, a SmartDecision classifica estas soluções em três categorias: soluções sob encomenda, soluções pré-formatadas e soluções embarcadas.

A categoria de soluções sob encomenda é destinada a gestores e usuários especializados das empresas que possuem problemas de decisão bastante específicos e bem definidos, que não são atendidos pelas ferramentas existentes no mercado, levando-se em consideração todos os detalhes reais do problema de decisão. Para esta categoria, a SmartDecision confecciona sob medida soluções aos problemas de decisão, seguindo uma metodologia de trabalho composta de seis etapas: (a) Mapeamento: Nesta etapa são identificadas as necessidades do cliente, assim como a qualificação do problema de decisão, impactos nos resultados do negócio, extensão de utilização (corporação, unidade de negócio, departamento, etc.). Também são levantados aspectos técnicos de segurança da informação e desempenho computacional desejados. (b) Modelagem: Nesta etapa é definidos Arquitetura da Solução, onde são endereçados aspectos relacionados às técnicas de suporte à decisão a serem utilizadas, aspectos computacionais, atributos de desempenho, confiabilidade, segurança, estabilidade e integração com sistemas existentes do cliente. (c) Implementação: Nesta etapa é codificada a arquitetura especificada em um conjunto de componentes computacionais, incorporando as técnicas de suporte à decisão aplicada aos problemas específicos do cliente. (d) Testes: Nesta etapa, o sistema construído é submetido a uma bateria de rotinas de verificação e validação, identificando e corrigindo possíveis desvios e descontinuidades encontrados entre os atributos definidos na arquitetura da solução e o desempenho real apresentada pelo sistema. (e) Implantação: Nesta etapa, o sistema validado na etapa anterior é transportado para o ambiente de negócios da empresa, passando a ser parte integrante de sua rotina operacional. (f) Monitoração: Nesta etapa é identificado possíveis falhas e desvios que possam ainda persistir. Caso não sejam detectados problemas dentro de um intervalo de tempo pré-definido, o sistema é homologado pelo cliente e o ciclo de vida se encerra.

A categoria de soluções pré-formatadas é destinada a usuários técnicos das empresas que possuem, de forma recorrente e rotineira, problemas de decisão clássicos de uma determinada área de negócio da empresa. Tipicamente, as informações geradas por esta categoria de solução normalmente servem como input para outras atividades e sistemas que compõem outros processos decisórios. Para esta categoria, a SmartDecision seleciona de acordo com as necessidades da empresa, um conjunto de ferramentas previamente desenvolvidas e pré-formatadas para a solução de pequenos problemas de decisão, tais como: ferramentas de análise financeira, de análise de dados, de inteligência artificial, de processamento de sinais, etc. A proposta da SmartDecision é implantar estas ferramentas pré-formadas na intranet e disponibilizá-las como serviços web. De forma complementar, pode ser implantado um banco de dados para armazenar os dados e os resultados das análises.

A categoria de soluções embarcadas é destinada à automatização e controle de processos industriais, monitoramento e diagnóstico de falhas, reconhecimento de face, reconhecimento de impressão digital, sistemas de vigilância, sistemas de navegação automática, etc. Para esta categoria, a SmartDecision desenvolve soluções de Sistemas de Apoio à Decisão que podem ser implantados (embarcados) em hardwares computacionais adequados às aplicações em questão.

Endereço: Rua Marquês de São Vicente 225, Gávea Edifício Dom Jaime de Barros Câmara (Gênesis) – Sala 21B
CEP 22453-900, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Telefone/Fax: (55 21) 97256676
Site: www.smartdecision.com.br
E-mail: edison.tito@smartdecision.com.br
Contato: Edison Americo Huarsaya Tito

A Wage Mobile, incubada em fevereiro de 2009, é uma empresa desenvolvedora de soluções interativas para dispositivos móveis.Utilizando das mais diversas tecnologias móveis existentes, como aplicativos J2ME, SMS, MMS, Bluetooth entre outras, a Wage Mobile consegue transformar os telefones celulares em poderosos canais de mídia.A Wage fornece sistemas personalizados tanto para área corporativa como de entretenimento e mobile marketing.

Com atuação próxima as operadoras, a Wage Mobile possui todas as condições para projetar, desenvolver e administrar sistemas interativos geradores de receita, como Chat, Quiz e votação via SMS/MMS
Principais produtos:
Área corporativa: Aplicativo java para administração remota de força de vendas, Sistema SMS de treinamento de pessoal e controle de ponto móvel.

Entretenimento: Chat SMS e Quiz SMS

Mobile Marketing: Bliftzones (dispositivos emissores/receptores Bluetooth) para eventos, redes Bluetooth sincronizadas remotamente, Portais móveis (Aplicativos móveis interativos), sistemas de interação Bluetooth em telas de LCD.

Principais clientes: Nokia, Disney, MTV, Band, SBT, Accor, Nestlé, Volkswagen, Nike, Claro, Vivo e TIM

Entrada na incubadora: Fevereiro de 2009

Endereço: Rua Marquês de São Vicente 225, Gávea Edifício Dom Jaime de Barros Câmara (Gênesis) – Sala 23
CEP 22453-900, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Site: wagemobile.com.br
E-mail: bruno.james@wagemobile.com.br
Tel: (21) 3035-9030
Contato: Bruno James

Redetec – Rede de Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro sign up form


Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur excepteur sint occaecat cupidatat non

Redetec – Rede de Tecnologia e Inovação do Rio de Janeirologin form