(21) 2123-1068
End: Avenida Venezuela, 82 / Sala 203
Saúde - Rio de Janeiro / RJ
CEP: 20 081-312

Serviços Oferecidos


1. Auditoria Interna de Laboratórios de Calibração e Ensaios baseada na Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005

Para atendimento ao requisito 4.14 da Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005 a Rio-Metrologia oferece o serviço de auditoria interna dos laboratórios de calibração e ensaios com base na experiência obtida através dos serviços realizados em laboratórios afiliados com o apoio da Finep e SEBRAE/RJ.

2. Diagnósticos das Práticas Laboratorias baseado na Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005

No desenvolvimento do Projeto de Reconhecimento de Competência de Laboratórios para a Rio-Metrologia, apoiado pela FINEP e SEBRAE/RJ, os membros do Comitê de Reconhecimento da Rio-Metrologia selecionaram alguns dos laboratórios afiliados para fazer uma avaliação individual quanto ao cumprimento dos requisitos da Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005.

Com este objetivo foram realizados, por avaliadores qualificados, diagnósticos das práticas laboratoriais nos laboratórios:

QP | Qualypan Análises Laboratoriais( Qualypan Consultoria e Serviços);

LABCOM | Laboratório de Combustíveis e Derivados de Petróleo (Escola de Química/UFRJ);

PRONAC | Laboratórios de Calibração Eletrônica ( PRONAC Empreendimentos Comércio e Indústria Ltda);

LAMEV/SECAL |– Laboratório de Metrologia e Validação ( Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos – Fiocruz);

AFP – Três Rios | Laboratório de Cerâmica Vermelha – SENAI/RJ.

A metodologia utilizada para o desenvolvimento dos diagnósticos nos laboratórios consiste em: análise da documentação do laboratório, visita do avaliador ao laboratório e encaminhamento de relatório.

Conforme depoimento da responsável técnica do Laboratório QP – Qualypan Análises Laboratoriais( Qualypan Consultoria e Serviços) – Márcia Panucci – o Diagnóstico das Práticas Laboratoriais, promovido pela Rede Tecnologia do Rio de Janeiro , no âmbito da sua rede temática – Rio-Metrologia, realizado em novembro/2005, proporcionou uma grande evolução no processo de melhoria contínua do Sistema da Qualidade do Laboratório, aprimoramento dos processos gerenciais e técnicos no atendimento à Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005, e contribuiu para a obtenção do êxito na habilitação junto a Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos da Saúde – REBLAS, em agosto de 2006.

A REBLAS é composta de laboratórios oficiais e privados autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa , mediante habilitação pela Gerência-Geral de Laboratórios de Saúde Pública (GGLAS/Anvisa), e/ou credenciamento pelo Inmetro- Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial.

A partir desta experiência, a Rio-Metrologia está oferecendo aos laboratórios de ensaios e calibração a realização de serviços de diagnóstico de práticas laboratoriais e de auditoria interna do laboratório a fim de atender o requisito 4.14 da Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005.

3. Orientação na implementação de Norma ABNT NBR ISO/IEC 17.025:2005

A Rio-Metrologia disponibiliza através de um grupo de profissionais qualificados o serviço de orientação na implementação da Norma ABNT NBR ISO/IEC 17.025:2005 que proporciona junto ao profissional de laboratório traçar linhas de ação para implementação da Norma.

4. Projeto QualiÁgua

 

5. Treinamentos

A Rio-Metrologia – Rede de Laboratórios do Rio de Janeiro com o objetivo de capacitar os profissionais dos laboratórios de calibração e ensaios dispõe de um Programa de Capacitação oferecendo cursos com os temas: Auditoria em Serviços Laboratoriais segundo NBR ISO IEC 17025:2005; Avaliação de Incerteza de Medição; Formação de Auditor Interno segundo a Norma ABNT NBR ISSO/IEC 17025:2005; Ensaios de Proficiência para Comparação Interlaboratorial de acordo com o GUIA 43 e outros temas de interesse identificados junto aos profissionais atuantes em seus laboratórios afiliados.

Os cursos são oferecidos no salão de treinamento da Rede de Tecnologia do Rio de Janeiro, que dispõe de toda infra-estrutura necessária para que o participante possa obter o melhor aproveitamento do curso, sendo fornecido material de apoio e certificado a cada participante.

6. Treinamentos in Company

Rio-Metrologia – Rede de Laboratórios do Rio de Janeiro realiza treinamento para grupo de profissionais de organizações, especialmente nos temas relacionados a sua área de atuação. Oferece material de apoio e certificado a cada participante.

Redetec – Rede de Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro sign up form


Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur excepteur sint occaecat cupidatat non

Redetec – Rede de Tecnologia e Inovação do Rio de Janeirologin form