(21) 2123-1068
End: Avenida Venezuela, 82 / Sala 203
Saúde - Rio de Janeiro / RJ
CEP: 20 081-312

ITCP – Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares


A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – ITCP é uma atividade de extensão universitária da Coordenação de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro – COPPE/UFRJ.

Centrada no fortalecimento do cooperativismo, visa inserir no sistema formal da economia setores marginalizados tanto social quanto economicamente. Além de atuar no campo do desenvolvimento econômico, subsidiando propostas de políticas públicas, parte significativa de seus esforços busca responder às novas relações no mundo do trabalho, afirmando a autogestão e a cidadania.

Fórum privilegiado de reflexão sobre educação, tecnologia e qualificação profissional, na perspectiva do trabalho coletivo, a ITCP vem se consolidando como instrumento de inserção do cidadão na sociedade.

São quatro as principais vertentes de ação: Incubagem de Cooperativas, Políticas Públicas, Observatório do Cooperativismo, Trabalho & Cidadania e Educação Cooperativista. A Incubagem de Cooperativas organiza e acompanha grupos de trabalhadores até sua inserção no mercado. Uma equipe multidisciplinar, com a participação de professores, pesquisadores, técnicos e estudantes, no período de Incubagem, dá apoio técnico e educacional, promove e assessora os trabalhos, e estimula a busca de novos conhecimentos, de forma a permitir que, no máximo em três anos, os grupos tenham condições de sobreviver economicamente num espaço marcado pela competição.

IncubCOOPE é a metodologia desenvolvida pela ITCP/COPPE para vencer este desafio. Buscando corresponder às demandas diferenciadas do indivíduo e do grupo, e considerando a necessidade de investir na qualificação em novas profissões, a metodologia IncubCOOPE privilegia as vertentes da tecnologia e da educação.

Nesta linha, além de apoio e incentivo ao aumento do nível de educação para o trabalho coletivo e autogestionário, introduz na formação básica dos cooperados dois aportes educacionais: cidadania e informática.

Cooperativas Graduadas
Cooperativas Incubadas (PDF)

 

Início de funcionamento: 1995
Endereço: Praça Jorge Machado Moreira, 100 – Ilha da Cidade Universitária – Rio de Janeiro – RJ – CEP: 21941-598 – Caixa Postal 68012
Telefone: 55 21 2598-9240 – Tel/fax: 55 21 2260-1383
Responsável:
Gonçalo Guimarães – Coordenador Geral   |   goncalo@itcp.coppe.ufrj.br
E-mail: itcp@itcp.coppe.ufrj.br
Site: www.itcp.coppe.ufrj.br   |   www.cooperativismopopular.ufrj.br

Redetec – Rede de Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro sign up form


Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur excepteur sint occaecat cupidatat non

Redetec – Rede de Tecnologia e Inovação do Rio de Janeirologin form