Enlonamento de caminhões Enlonamento de caminhões Enlonamento de caminhões

       




Invenções podem significar soluções para antigos problemas, que até então não eram resolvidos por produtos ou serviços que pudessem ser adquiridos no mercado. Foi acreditando nisso que o setor de cimentos do Grupo Votorantim chamou o inventor pernambucano André Ricardo Souza para criar uma saída alternativa para cobrir os caminhões que transportam calcário na unidade cearense, localizada no município de Sobral. O inventor pernambucano desenvolveu um projeto-piloto de enlonamento, que consiste na abertura e fechamento automático da lona que é colocada em cima da carga do caminhão. "É um sistema pneumático que usa o próprio ar-comprimido do caminhão para abrir e fechar a lona", explicou Souza.

"O sistema trouxe uma redução de tempo do enlonamento, que era de oito minutos, e agora é feito em um minuto", comentou o diretor de mineração do Grupo Votorantim do Norte e Nordeste, Frederico de Vasconcelos Lima. A implantação da invenção também trouxe uma redução de 20% do custo do enlonamento, o qual deixou de ser feito manualmente. Em cinco meses, Souza conseguiu implantar o novo sistema nos oito treminhões (um caminhão que tem duas carrocerias) da fábrica cearense. "Essa técnica também pode ser adaptada em caminhões graneleiros no Sul e Centro-Oeste do Brasil", disse o inventor.

Souza é um microempresário e faz das invenções o seu produto a ser vendido, através de uma empresa chamada Ideal Inventos & Projetos. O autor já trabalha com invenções há cerca de cinco anos. Sem a tradicional formação acadêmica, o inventor afirma que as suas descobertas sempre têm uma consultoria de médicos, engenheiros e físicos que ajudam na elaboração dos projetos.

A patente PI 9804547 refere-se uma tampa articulada para caçamba de caminhões que transporta cargas granuladas como soja, milho, arroz ou cargas como brita, areia, etc... A "Tampa Articulada para Caçamba" dispensa completamente o enlonamento tradicional e apresenta grandes vantagens em relação aos outros métodos de enlonamento de caçambas. Como é um sistema automático, acionado hidraulicamente, a economia de tempo é significativa, dispensa ajudantes, prolonga a vida útil da caçamba, reduz a zero a perda de material durante o transporte e tem uma ótima relação custo benefício. A dita Tampa é formada por um quadro munido de roletes na borda superior. Na parte inferior, um tubo de borracha se estende por todo o perímetro para formar uma face vedante com o topo do perímetro superior da caçamba. Nas laterais externa do quadro, os pinos se distribuem regularmente por todo o perímetro. Uma lona munida de ilhóses que se distribuem regularmente em toda a sua periferia, recobre todo o quadro. Em um dos comprimentos e na largura dianteira, a lona se prende diretamente nos pinos através dos ilhóses e duas outras partes restantes (um comprimento e uma largura traseira) são fixadas ao quadro através de alças elásticas que se interpõem, entre os ilhóses e os pinos para manter a lona sempre sob tração lateral e transversal. O quadro se liga a caçamba pelas articulações que permitem a abertura e o fechamento da parte superior da caçamba quando os hidráulicos forem acionados para cima ou para baixo.

Como associado da API - Associação Pernambucana de Inventores desde a sua fundação, em 2000, Andre Ricardo Souza tem participado efetivamente de todas as suas atividades (seminários e exposições). Como inventor premiado em concursos nacional e internacional e autor de vários projetos, ele tem sido exemplo para todos os inventores e também para a sociedade pernambucana, mostrando que o uso da criatividade pode fazer uma grande diferença na vida de todos. Como inventor independente já há doze anos, André Ricardo vem se dedicando ao desenvolvimento de projetos voltados para o bem-estar das pessoas e maior eficácia da atividade industrial. Seus principais projetos são:

  • 1- Posture: cadeira de exercício para fortalecimento da musculatura dorsal e abdominal;
  • 2- Encosto Automotivo Anatômico Auto-Ajustável: para melhor postura e conforto do usuário e significativa redução do nível de fadiga em Motoristas profissionais;
  • 3- Ergoflex: equipamento para exercícios dos membros superiores;
  • 4- Revitalização cromática do prédio da Escola Superior de Educação Física – UPE;
  • 5- Projeto de cobertura lonada para cargas de vidros planos - Cebrace;
  • 6- Sistema pneumático de cobertura lonada em treminhão, para cargas de calcário - Grupo Votorantim;
  • 7- Parque da Saúde, origem das “Academias da Cidade” da Prefeitura da cidade do Recife.
Com seus inventos, tem participado de feiras nacionais e internacionais (França e Alemanha) e recebeu o prêmio “Expogenius 2000” – SP, com o Encosto Automotivo Anatômico Auto-Ajustável, sendo o detentor da sua patente nacional. E com a POSTURE (cadeira para exercícios dorsal), também recebeu do então Presidente da FIEPE-SESI/PE, Armando Monteiro Neto o Prêmio Talento Brasileiro 1997. Motivado em promover e incentivar o potencial criativo das pessoas e contribuir para a melhoria da qualidade de vida, também criou o 3i - Instituto Idéias & Ideais, juntando-se à API na difícil tarefa de apoiar a viabilização de projetos de inventores pernambucanos. Como grande exemplo, o 3i - Instituto Idéias & Ideais instituiu, desde 2005, o "Prêmio Gênio do Bem" para premiar inventores pernambucanos e divulgar o potencial criativo do nosso povo.

Presidente fundador do 3i – Instituto Idéias & Ideais, André Ricardo firmou parceria com várias instituições para viabilizar o "Prêmio Gênio do Bem", entre elas: SEBRAE, CHESF, INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial, API- Associação Pernambucana de Inventores, GASIL gases e equipamentos Silton ltda., TV Universitária, MART PET Comunicação e mídia, MAGA multimídia e STAMPA outdoor. Projeto “PONTE da CRIATIVIDADE 3i” um local dotado de espaços para exposições temporárias e permanentes, um auditório equipado para apresentações de idéias inovadoras, palestras e estudos, um laboratório informatizado de pesquisas, consultas junto ao INPI- Instituto Nacional da Propriedade Industrial, desenvolvimentos de patentes e protótipos virtuais, além, de uma oficina para confecção de protótipos físicos que serão transformados em produtos a serem produzidos nas cooperativas formadas em comunidades carentes, fomentando o Empreendedorismo Social, gerando trabalho e renda, proporcionando assim uma melhor qualidade de vida para as pessoas que lá vivem.

Fonte:
http://www2.uol.com.br/JC/_2000/3007/ec3007p.htm
acesso em agosto de 2002
http://pontedacriatividade.blogspot.com/2008/04/fotos-inventos-projetos.html
acesso em maio de 2008
http://andrericardoinventor.blogspot.com/
acesso em agosto de 2010
envie seus comentários para otimistarj@gmail.com.


Esta página não é uma publicação oficial da Rede de Tecnologia do Rio de Janeiro, seu conteúdo não foi examinado e/ou editado por esta instituição, tampouco foi realizada qualquer análise de mérito ou técnica nas invenções descritas. A responsabilidade por seu conteúdo é exclusivamente do autor. .