(21) 2123-1068
End: Avenida Venezuela, 82 / Sala 203
Saúde - Rio de Janeiro / RJ
CEP: 20 081-312

Rio Inteligente


O Rio de Janeiro possui uma grande concentração de institutos e centros de pesquisa, um número elevado de mestres e doutores, enfim, um variedade enorme de pesquisas, teses e estudos voltados para a área científico-tecnológico sem o conhecimento do público em geral. Os institutos, centros de pesquisa e universidades instalados no Rio de Janeiro produzem, de fato, ciência e tecnologia.

Os espaços na mídia, dedicados à Ciência e Tecnologia, são poucos. Além disso, grande parte destes espaços é ocupado por informações vindas de agências internacionais.

O Programa de Divulgação das Atividades de C&T – Rio Inteligente – vem cobrir, justamente, essa lacuna no Estado, dinamizando a difusão de atividades científico-tecnológicas, quer divulgando, difundindo e popularizando a produção científica e tecnológica do Rio de Janeiro.

O Rio Inteligente foi colocado em prática, em 1999, com o objetivo de divulgar e promover as atividades da Rede de Tecnologia e suas 53 associadas, tendo como fim a geração e a circulação da informação.

Apesar da expressiva produção científica e tecnológica empreendida nas universidades, centros de pesquisa, incubadoras de empresas e redes de informação, pouco se conhece sobre essa faceta do Rio de Janeiro – inteligente, além de bonito por natureza. Criou-se, assim, o Programa Rio Inteligente para divulgar as atividades de C&T desenvolvidas nas instituições sediadas no estado do Rio de Janeiro.

A Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) vem apoiando o Rio Inteligente – Programa de Divulgação das Atividades de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – cujas ações são operacionalizadas pela Rede de Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro.

O Programa conta hoje com o Clipping Eletrônico (atualizado diariamente); o Fique Ciente ( com eventos e cursos sobre C&T); o vídeo “Rio, uma cidade inteligente”, que tem sido disponibilizado para instituições de pesquisa, agências de turismo, embaixadas e centros de intercâmbio cultural – e esta página na Web.

O Programa também integra, através de uma lista de discussão, as assessorias de comunicação das instituições participantes do Rio Inteligente. Através dessa Lista Articulada estabelece-se um fórum de informação e debate contínuo sobre as atividades de Ciência e Tecnologia no Rio de Janeiro.

Redetec – Rede de Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro sign up form


Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur excepteur sint occaecat cupidatat non

Redetec – Rede de Tecnologia e Inovação do Rio de Janeirologin form