Administração de Projetos
A Rede de Tecnologia (RT) do Rio de Janeiro tem se consolidado como parceira de suas Instituições Associadas na administração financeira e na captação de recursos públicos para execução de seus projetos, especialmente os recursos oriundos das Instituições de Fomento FINEP, CNPq e FAPERJ. A maioria das Instituições Associadas à Rede não dispõem de infra-estrutura e de agilidade necessárias para fazer frente aos ritos burocráticos exigidos por essas Instituições de Fomento.
A RT se estruturou para apoiar os seus Associados, especialmente na elaboração de projetos, no preenchimento dos formulários, no conhecimento das políticas de fomento e da burocracia associada e no cumprimento da prestação de contas. Além disso, a Rede, por ser uma instituição meio – isto é, promove a oferta de serviços que se encontra em uma de suas associadas – funciona como neutralizadora de possíveis problemas de governança em projetos cooperativos, envolvendo mais de uma instituição associada.
Produto Tipo 1
Gestão Financeira de Projetos das Instituições Associadas. Trata-se de projetos elaborados e negociados pelas próprias instituições associadas.
A Rede atua apenas como captadora de recursos e administradora financeira. O diferencial, em relação às Fundações de Apoio das Universidades, é que a Rede também elabora a prestação de contas dos projetos, de acordo com os formulários próprios das instituições de foment
Produto Tipo 2
Projetos Administrados e Executados pela Rede de Tecnologia
Trata-se dos projetos que a Rede elabora, negocia e executa (com equipe própria e com consultores/especialistas das Associadas), além de administrá-los financeiramente.