(21) 2123-1068
End: Avenida Venezuela, 82 / Sala 203
Saúde - Rio de Janeiro / RJ
CEP: 20 081-312

Incubadora da UERJ


reinc_banner_b

Incubadora de Empresas de Design

Situada no bairro da Lapa, na Cidade do Rio de Janeiro, a Incubadora de Empresas de Design – DESIGN.INC foi criada por Ato Executivo da Reitoria da UERJ em março de 2007, com o objetivo de incentivar a constituição e consolidação de empresas que tenham como base atividades relacionadas ao Design.

A DESIGN.INC está academicamente vinculada à Escola Superior de Desenho Industrial – Esdi/Uerj, primeira escola de design da América Latina. Fundada em 1962 e incorporada à UERJ em 1975, a Esdi tem sido reconhecida nacional e internacionalmente, o que conferiu à Escola os destaques de: 1º lugar no Enade/2007; única escola 5 estrelas no guia do estudante/2007 e única escola de design da América Latina listada na Revista Business Week (15/10/2007).

Até a década de 90, os projetos desenvolvidos na ESDI tinham um foco essencialmente acadêmico, mas com a percepção do novo papel da universidade no desenvolvimento sócio-econômico do Rio de Janeiro a ESDI se aproximou do mercado, estabelecendo relações com instituições de ensino e pesquisa nos Estados Unidos e Europa, o que vem reafirmando a posição do Estado do Rio como referência mundial em design e criando laboratórios financiados por empresas, tais como Motorola, Electrolux e Embraer.

A incubadora, genérica em design, tem como principal foco o design de produtos, complementando inclusive as ações das demais incubadoras da UERJ. Este foco, associado à imagem de destaque internacional da ESDI, tem a capacidade de potencializar o desenvolvimento de produtos com alto valor agregado, modernizando o parque industrial e gerando divisas para o Estado e o País.

As duas empresas pré-incubadas na DESIGN.INC têm se destacado com vários prêmios e citações nos diferentes meios de comunicação. A Fibra Design Sustentável (www.fibradesign.net) desenvolveu material compensado de Pupunha, Bananaplac e Bioplac (compensado de bambu/curauá/pupunha), tem dois pedidos de patente, já conquistou três prêmios IF, tradicional prêmio de design concedido há mais de 50 anos pelo Industry Forum de Hannover, já recebeu investimentos privados de uma grande Empresa Nacional e está conduzindo projetos com um produtor de bambu de São Paulo e com uma fábrica na Baixada Fluminense. Já a Habto Design de Produtos (www.habto.com) desenvolveu diversos produtos premiados nacional e internacionalmente, como Mesa Arco, Poltrona Reclina, Cadeira de Balanço Zen, Linha Executiva Entrelinha, Linha Branca Join, Celulares Motofácil e Motoshow, Cama Chuê e mini bateria Batuque, tendo conquistado em 2008 um prêmio IF e o primeiro lugar no Salão Movelsul, principal prêmio da Indústria Moveleira da América do Sul.

Atualmente a DESIGN.INC está saindo de seu espaço inicial, de 25m2, para uma outra área da Esdi, a fim de garantir instalações adequadas quando do lançamento de seu primeiro edital público para incubação.

Empresas Graduadas (PDF)

Endereço: Rua Evaristo da Veiga, nº 95, Lapa, Rio de janeiro, CEP:20031-040
Telefone: 21-2332-6908   |   Fax: 21- 2332-6910
Responsável:
Rodolfo Capeto – Diretor
Cristina Macedo – Gerente
Email: incubadora@esdi.uerj.br   |   smacedo@esdi.uerj.br
Site: www.esdi.uerj.br

Redetec – Rede de Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro sign up form


Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur excepteur sint occaecat cupidatat non

Redetec – Rede de Tecnologia e Inovação do Rio de Janeirologin form