(21) 2123-1068
End: Avenida Venezuela, 82 / Sala 203
Saúde - Rio de Janeiro / RJ
CEP: 20 081-312

Estudos e Publicações


Manual de Gestão para MPE’s Inovadoras

A obra reúne de forma simples e aplicada um conjunto de conceitos e técnicas de gestão para apoiar o empresariado nos seus esforços de inovação

Barreiras ao uso racional de energia em micro, pequenas e médias empresas

Rui Tadashi Yoshiro – UNICAMP – 2003

Boletim Estatístico de Micro e Pequenas Empresas

É um estudo realizado pelo Sebrae que tem o objetivo de difundir informações para o melhor conhecimento da situação e da evolução desse segmento no Brasil.

Comece Certo

O Sebrae criou a cartilha Comece Certo, que ensina como dar a largada em 94 tipos de empreendimentos. Em cada título, há um passo-a-passo do que é preciso saber para aumentar a chance de sucesso nos negócios.

Definir seu empreendimento: primeiro passo

O Primeiro Passo é um estudo desenvolvido pelo Sebrae sobre atividades empresariais, que apresenta os diferentes aspectos do empreendimento combinados com dados socioeconômicos dos municípios do estado do Rio de Janeiro. No município do Rio de Janeiro, é possível inclusive, conhecer dados de uma Região Administrativa.

Empreendedorismo no Brasil – Relatórios Sebrae

Global Entrepreneurship Monitor)
Ano 2005
Ano 2004
Ano 2003
Ano 2002

Fatores condicionantes e taxas de mortalidade de empresa no Brasil

Relatório de pesquisa resultado da parceria Sebrae e FUBRA – Fundação Universitária de Brasília, com o objetivo de realizar pesquisa amostral nas 26 Unidades da Federação e Distrito Federal, visando a identificação das taxas de mortalidade das empresas de pequeno porte no Brasil e nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul e os principais fatores condicionantes da mortalidade.

Indicadores de competitividade da indústria brasileira: micro e pequenas empresas

Relatório especial, elaborado pelo Sebrae e CNI, da pesquisa Indicadores de Competitividade na Indústria Brasileira, dedicado aos resultados das micro e pequenas empresas.

Instrumentos de Apoio ao Setor Produtivo: onde buscar apoio para o seu negócio

Elaborado por técnicos do MDIC, esta reedição reúne as principais atividades desenvolvidas e implementadas por organismos oficiais e privados, que auxilia empresários e empreendedores a gerirem seus negócios de forma eficiente e duradoura.

Jornada de Estudos de Casos da Pequena Empresa

Estimular o empreendedorismo no meio acadêmico, através do contato entre estudantes universitários e micro e pequenas empresas, produzir material sobre empresas brasileiras para atender a necessidade crescente das Universidades em termos de estudos de caso brasileiros e disseminar práticas de gestão de micro e pequenas empresas atendidas pelo Sebrae/RJ. Estes são os objetivos de um projeto pioneiro e inovador, a JORNADA DE ESTUDOS DE CASOS DA PEQUENA EMPRESA.

Manual de Procedimentos Contábeis para Micros e Pequenas Empresas

Parceria CFC – Conselho Federal de Contabilidade e Sebrae

Revista Conjuntura Econômica

 

Revista de Administração – USP

 

Revista do Terceiro Setor – ReTS

 

Revista Istoé/Dinheiro

 

Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios

 

Revista “Relatório Reservado”

 

Revista Você S/A

 

MDIC

A edição do livro “Instrumentos de Apoio ao Setor Produtivo”, elaborado por técnicos do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), reúne as principais atividades desenvolvidas e implementadas por organismos oficiais e privados, que podem auxiliar empresários e empreendedores a gerirem seus negócios de forma eficiente.

Redetec – Rede de Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro sign up form


Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur excepteur sint occaecat cupidatat non

Redetec – Rede de Tecnologia e Inovação do Rio de Janeirologin form