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Centros de Apoio à Capacitação


Centro Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI

O SENAI tem como objetivo contribuir para o fortalecimento da indústria e o desenvolvimento pleno e sustentável do País, promovendo a educação para o trabalho e a cidadania, a assistência técnica e tecnológica, a produção e a disseminação de informação e adequação, geração e difusão de tecnologia. Um dos desafios do SENAI é prover a indústria de todo o suporte técnico e tecnológico para que as empresas possam desfrutar de reais condições de competitividade. O SENAI está trilhando seu caminho em direção à reestruturação tecnológica, à melhoria da empregabilidade e a adequação da indústria aos novos parâmetros mundiais.

Para integrar o mercado brasileiro ao novo ambiente empresarial, o SENAI apóia o design, utiliza tecnologia de ponta, adapta treinamentos, amplia o intercâmbio com entidades internacionais e investe em equipamentos avançados.

PROGRAMAS NACIONAIS

Para manter-se permanentemente atualizado, e em sintonia com as necessidades da Indústria e da sociedade, o SENAI desenvolve uma série de ações estratégicas. Veja aqui algumas das principais:

Programa SENAI da Qualidade Ambiental

Por meio de parcerias firmadas com instituições de países líderes em proteção ambiental, o SENAI conseguiu desenvolver e adequar à realidade brasileira o que existe de mais avançado na área, com ações efetivas e integradas, que incluem Educação Ambiental, Serviços de Informação, Assessoria Técnica e Tecnológica na implantação de sistemas de Gestão Ambiental ou Tecnologias Ambientais, Serviços Laboratoriais e Pesquisa Aplicada, cobrindo um amplo espectro de necessidades e oferecendo às empresas brasileiras uma variada gama de soluções ambientais. Dessa maneira, o SENAI contribui para que centenas de empresas se tornem mais produtivas, competitivas e lucrativas, sem perder de vista a responsabilidade ambiental e a competitividade industrial.
Informações: E-mail unitec@dn.senai.br

Programa SENAI de Inovação do Design

A gestão do design pode constituir um importante instrumento para aumentar a competitividade dos produtos. Por isso, o SENAI vem se dedicando a mobilizar e conscientizar as indústrias brasileiras para este aspecto da produção. O Programa SENAI de Gestão da Inovação e do Design atua em 16 Estados da Federação, por meio de 26 Núcleos de Apoio ao Design (NAD), e em 13 setores industriais: madeira e mobiliário, calçados, artefatos de couro, gráfica, confecções e têxtil, eletroeletrônica, joalheria, celulose e papel, automação e informática, embalagens, plástico, cerâmica e química.
Informações: E-mail nitec@dn.senai.br

Programa SENAI da Metrologia e Avaliação da Competitividade

O Programa SENAI de Gestão da Metrologia fortalece a rede de laboratórios do SENAI, investindo na qualidade dos serviços oferecidos, na capacitação do corpo técnico e na implementação da gestão metrológica. Como resultado, mais de 50 laboratórios da Rede SENAI estão credenciados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Programa Alimentos Seguros

Iniciado em março de 1998, a partir de parceria firmada entre o SENAI e o SEBRAE, o projeto atuou, por dois anos, na indústria de alimentos. Em 2001, foi ampliado para os demais elos da cadeia produtiva, passando a englobar também os alimentos prontos para consumo e a produção primária. Atualmente, em convênio com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária e diversos outros parceiros, o programa dissemina as boas práticas de produção e o Sistema APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle) em toda a cadeia produtiva de alimentos.

Aumento da Competitividade da Média Indústria do Nordeste

Apoiado pelo Governo da República Federal da Alemanha e executado em conjunto pelo SENAI, SEBRAE e a Agência Alemã de Cooperação Técnica (GTZ), o projeto atende empresas de pequeno porte da região com a finalidade de inserir seus produtos nos cenários nacional e internacional. Entre 2002 e 2004, o projeto está concentrando seus esforços nas cadeias produtivas da construção civil, couro e calçados, laticínios, e confecção e vestuário.

Alavancagem do Mercoeste

Compreendendo os Estados do Acre, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Tocantins e Distrito Federal, o Mercoeste abrange a principal área de expansão econômica do País, com um mercado consumidor de mais de 13 milhões de habitantes. Lançado pelas sete federações das indústrias da região, o Projeto Alavancagem do Mercoeste propõe uma estratégia de integração regional com os governos federal e estaduais, a comunidade e as lideranças empresariais e políticas para concretizar o desenvolvimento competitivo e sustentado do Oeste brasileiro.

Rede de Tecnologias de Gás Natural – ReGás

Mais limpo, econômico e seguro, o gás natural é uma fonte de energia utilizada há pouco tempo. Como tudo o que é novo, exige novas tecnologias e mão-de-obra especializada. Para apoiar sua utilização em diversos setores, o SENAI e a Petrobrás estão coordenando a operação da Rede de Núcleos de Tecnologias de Gás Natural, que atende o mercado do gás natural. Instalada no Centro de Tecnologias do Gás (CTGás) e em 16 núcleos dispostos em 15 estados, a ReGás é composta por laboratórios de combustão de gás e de infraestrutura para o desenvolvimento de atividades de educação profissional e assessoria técnica e tecnológica às empresas.
Informações: Telefone: (61) 317-9769

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC

Criado em 10 de janeiro de 1946, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac é uma instituição de educação profissional aberta a toda a sociedade. Sua missão é desenvolver pessoas e organizações para o mundo do trabalho com ações educacionais e disseminando conhecimentos em comércio de bens e serviços. Ao longo destes 58 anos de atividades, o Senac preparou mais de 40 milhões de pessoas para o setor de comércio e serviços, contribuindo para a valorização do trabalhador, por meio de sua capacitação profissional em doze áreas de formação. Por meio de diferentes modalidades de ensino, dentre as quais destaca-se o Programa SenacMóvel, a instituição se faz presente em mais de 1.850 municípios, capacitando para o mundo do trabalho cerca de 1,7 milhões de brasileiros, a cada ano.

Ambientes educacionais

O Senac tem mais de 500 unidades em todo o Brasil, especialmente projetadas e equipadas para cada curso profissionalizante.

Centros de formação profissional

São 489 unidades fixas de ensino espalhadas por todo o território nacional que funcionam como verdadeiros laboratórios de aprendizagem, com salas-ambiente, mobiliário e equipamentos adequados.

Empresas pedagógicas

São unidades de ensino que funcionam como uma empresa. Nelas, o aluno aprende a teoria e coloca em prática seus conhecimentos como se já estivesse no mercado de trabalho.

Unidades móveis

Equipes técnicas, com recursos especializados deslocam-se para a periferia das grandes cidades e regiões do interior do País, a fim de desenvolver atividades de educação profissional e cidadania. O Projeto SenacMóvel, leva ao interior do Brasil cursos com o mesmo padrão de qualidade daqueles ministrados nos Centros de Formação Profissional – CFPs.

Capacitação in company

O treinamento de recursos humanos também pode ser realizado no próprio local de trabalho. O Senac analisa e encontra soluções para os problemas gerenciais e estruturais das empresas.

Áreas de formação

O Senac implantou um modelo pedagógico que leva em conta as características exigidas do novo profissional: polivalência, flexibilidade e capacidade de intervir no processo produtivo de forma crítica e criativa. Como parte dessa nova orientação pedagógica, o Senac procedeu à reformulação de seus cursos, que hoje estão agrupados em áreas de formação, conforme segue:

Artes

Compreende atividades de criação, desenvolvimento, difusão e conservação de bens culturais, de idéias e de entretenimento. A produção artística caracteriza-se pela organização, formatação, criação de linguagens (sonora, cênica, plástica), bem como pela sua preservação, interpretação e utilização eficaz e estética. Os processos de produção na área estão voltados para a geração de produtos visuais, sonoros, audiovisuais, impressos, verbais e não-verbais. Destina-se a informar e a promover a cultura e o lazer pelo teatro, música, dança, escultura, pintura, arquitetura, circo, cinema e outros;

Comércio

Compreende atividades de planejamento, de operação e de controle da comercialização (compra e venda) de bens e serviços. O planejamento inclui: estudos, projetos, operação e controle. A operação inclui: comunicação com o público, aquisição de bens ou serviços, armazenamento e distribuição física de mercadorias, venda, intermediação e atração de clientes, pós-venda em nível nacional e internacional. O controle consiste no acompanhamento das operações de venda, de armazenamento, de distribuição e de pós-venda;

Comunicação

Compreende atividades de produção, armazenamento e distribuição ou difusão, em multimeios ou multimídia, de informações, de idéias e de entretenimento, em trabalhos realizados em rádio, televisão, cinema, vídeo, fotografia, editoração e publicidade. A produção define-se pela organização e formatação de mensagens a partir da análise de suas características frente às do público a ser atingido, em diferentes propostas comunicativas, envolvendo a utilização eficaz e estética da linguagem sonora, imagética ou impressa, de forma isolada ou integrada;

Conservação & Zeladoria

Compreende atividades voltadas para serviços prestados em instituições públicas ou particulares, comerciais ou residenciais, relacionadas a limpeza, vigilância, zêlo, manutenção e operação de equipamentos mecânicos e eletro-eletrônicos. Os profissionais preparados para atuarem nessa área deverão estar aptos a diagnosticar necessidade de reparos, instalações, restaurações e confecção de peças. Também nessa área, são desenvolvidas atividades de comercialização de produtos em postos de serviços;

Design

Compreende o desenvolvimento de projetos de produtos, de serviços, de ambientes internos e externos, de maneira criativa e inovadora, otimizando os aspectos estético, formal e funcional, adequando-os aos conceitos de informação e comunicação vigentes, e ajustando-os aos apelos mercadológicos e às necessidades do usuário. O desenvolvimento de projetos implica na criação (pesquisa de linguagem, estilos, ergonomia, materiais, processos e meios de representação visual); no planejamento (identificação da viabilidade técnica, econômica e funcional, com definição de especificidades e características) e na execução (confecção de desenhos, leiautes, maquetes e protótipos, embalagens, gestão da produção e implantação do projeto);

Gestão

Compreende atividades de administração e de suporte logístico à produção e à prestação de serviços em qualquer setor econômico e em todas as organizações, públicas ou privadas, de todos os portes e ramos de atuação. As atividades de gestão caracterizam-se pelo planejamento, operação, controle e avaliação dos processos que se referem aos recursos humanos, aos recursos materiais, ao patrimônio, à produção, aos sistemas de informações, aos tributos, às finanças e à contabilidade;

Imagem Pessoal

A área Imagem Pessoal caracteriza-se pelo trabalho estético voltado à criatura humana. Compreende os procedimentos de embelezamento facial e corporal, a criação e execução de peças do vestuário e de acessórios, a gestão e a comercialização de seus produtos e serviços, bem como a veiculação dos fenômenos da moda;

Informática

Compreende atividades de concepção, especificação, projeto, implementação, avaliação, suporte e manutenção de sistemas e de tecnologias de processamento e transmissão de dados e informações, incluindo hardware, software, aspectos organizacionais e humanos, visando a aplicações na produção de bens, serviços e conhecimentos;

Lazer & Desenvolvimento Social

Compreende atividades visando ao aproveitamento do tempo livre e ao desenvolvimento pessoal, grupal e comunitário. As atividades de lazer incluem, entre outras, as de esportes, recreação, entretenimento, folclore, arte e cultura. As de desenvolvimento social incluem as atividades voltadas para a reintegração e inclusão social, para a participação em grupos e na comunidade, e para a melhoria da qualidade de vida nas coletividades. A gestão de programas desta área é planejada, promovida e executada de forma participativa e mobilizadora, com enfoque educativo e solidário. Concretiza-se em torno de questões sociais estratégicas, como as de prática físico-desportiva, de fruição artístico cultural, de recreação, de qualidade da vida urbana, de educação ambiental, de infância e juventude, de terceira idade, de consumo e consumidor, de oferta de serviços públicos, de trabalho e profissionalização, de geração de emprego e renda, de formação de associações e de cooperativas, e de voluntariado;

Meio Ambiente

Compreende ações de educação profissional em gestão, conservação e educação ambiental que se destinam a contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem na realidade sócioambiental, de acordo com os princípios da sustentabilidade;

Saúde

Compreende as ações integradas de proteção e prevenção, educação, recuperação e reabilitação referentes às necessidades individuais e coletivas, visando a promoção da saúde, com base em modelo que ultrapasse a ênfase na assistência médico-hospitalar. A atenção e a assistência à saúde abrangem todas as dimensões do ser humano . biológica, psicológica, social, espiritual, ecológica . e são desenvolvidas por meio de atividades diversificadas, dentre as quais biodiagnóstico, enfermagem, estética, farmácia, nutrição, radiologia e diagnóstico por imagem em saúde, reabilitação, saúde bucal, saúde e segurança no trabalho, saúde visual e vigilância sanitária. As ações integradas de saúde são realizadas em estabelecimentos específicos de assistência à saúde, tais como postos, centros, hospitais, laboratórios e consultórios profissionais, e em outros ambientes como domicílios, escolas, creches, centros comunitários, empresas e demais locais de trabalho;

Turismo & Hospitalidade

Compreende atividades, interrelacionadas ou não, referentes à oferta de produtos e à prestação de serviços turísticos e de hospitalidade. Os serviços turísticos incluem o agenciamento e operação, o guiamento, a promoção do turismo, e a organização e realização de eventos de diferentes tipos e portes. Os serviços de hospitalidade incluem os de hospedagem e os de alimentação. Os de hospedagem são prestados em hotéis e outros meios, como colônias de férias, albergues, condomínios residenciais e de lazer, instituições esportivas, escolares, militares, de saúde, acampamentos, navios, coletividades, abrigos para grupos especiais. Os serviços de alimentação são prestados em restaurantes, bares e outros meios, como empresas, escolas, clubes, parques, aviões, navios, trens, ou ainda em serviços de bufês, caterings, entregas diretas, distribuição em pontos de venda. Estas atividades são desenvolvidas num processo que inclui o planejamento, a promoção e venda e o gerenciamento da execução;
Informações: E-mail: senacnet@senac.br | Telefone: (21) 2537-1169 | Fax: 2537-1936

Instituto Euvaldo Lodi – IEL

Desde a sua fundação, em 1969, o Instituto Euvaldo Lodi – IEL, entidade integrante do Sistema CNI, junto com o SENAI e o SESI, vem preparando as indústrias brasileiras para atuarem em um mercado globalizado e competitivo. Com a missão de promover o desenvolvimento da indústria por meio da capacitação empresarial e do apoio à pesquisa e à inovação tecnológica, este instituto vem ampliando sua presença em linhas de atuação que refletem o perfil de um agente catalizador da tecnologia e da inovação a serviço da indústria brasileira. Por intermédio de uma rede fortemente integrada, composta de um Núcleo Central, localizado em Brasília, e de núcleos regionais, que funcionam junto às federações de indústrias dos Estados, o IEL atua em todo o País com foco na interação universidade-indústria, inovação e desenvolvimento tecnológico, capacitação empresarial, empreendedorismo e cooperação internacional.

A comunicação e o intercâmbio constante entre as equipes regionais permite a consolidação e o aperfeiçoamento das boas práticas, fortalecendo a imagem do IEL como uma entidade inovadora, moderna e de excelência. São cinco as linhas de atuação do IEL Nacional. Os projetos são desenvolvidos nos Estados, com a participação dos núcleos regionais e dos parceiros institucionais.

Interação Universidade-Indústria

 

Estágio Supervisionado

Um dos mais tradicionais projetos do IEL, o projeto Estágio Supervisionado é uma ação conveniada a cerca de quatro mil empresas e 1,5 mil instituições de ensino médio e superior, beneficiando mais de cinqüenta mil estudantes por ano. O processo de intermediação de aluno não é visto pelo IEL apenas como uma tarefa de seleção, encaminhamento e legalização do estágio. A entidade administra essa responsabilidade como estratégia para formação de recursos humanos altamente qualificados, aptos a contribuir efetivamente para o desenvolvimento da indústria nacional. Essa postura é assumida pelos núcleos regionais, preocupados em ofertar estágios de qualidade.

Bolsas de Gestão Empresarial

Projeto desenvolvido pelo IEL, em parceria com o Sebrae, tem o objetivo de elevar a competitividade de micro e pequenas empresas por meio de desenvolvimento de competências organizacionais e formação de recursos humanos altamente qualificados. Para isso, são oferecidas bolsas educacionais a estudantes de graduação por seis meses. Durante esse período, os alunos selecionados desenvolvem projetos para solucionar problemas de gestão organizacional sob orientação de professores universitários.

Bolsas de Apoio Tecnológico para Micro e Pequenas Empresas – BITEC

Esse programa tem o objetivo de contribuir para o aumento da competitividade de micro e pequenas empresas organizadas em arranjos produtivos. Isso se dá por meio da oferta de bolsas educacionais para estudantes de graduação para que, orientados por professores universitários, desenvolvam pesquisas com o intuito de identificar soluções para problemas propostos pelas empresas participantes. O programa é realizado pela parceria IEL-Sebrae-CNPq. A divulgação, seleção e o acompanhamento do projeto são conduzidos pelos órgãos regionais do IEL e do Sebrae, em todos os Estados, sob a coordenação do IEL Nacional.

Bolsas IEL-Apex-Brasil – Apoio ao Comércio Exterior

Esse projeto apresenta-se como um instrumento para que as associações e consórcios, que já possuem programas apoiados pela APEX-Brasil, agreguem estudantes de graduação com o intuito de que estes contribuam para o aperfeiçoamento de processos de trabalho e identifiquem novas possibilidades de atuação no mercado, seja ele regional, nacional ou internacional. A abrangência do tema permite que o projeto atenda às empresas organizadas nessas associações e consórcios, situadas tanto em regiões urbanas como no interior, apoiando-se na rede de núcleos regionais do IEL e dos Centros Internacionais de Negócios.

Inovação e desenvolvimento tecnológico

 

Desenvolvimento Regional

Essa ação tem o objetivo de auxiliar o desenvolvimento local e regional sustentável. O IEL, por meio de seus núcleos regionais, dissemina e implanta metodologias e ferramentas que verificam as características e vocações locais para o incentivo à inovação tecnológica e ao dinamismo da atividade empresarial. Nessa ação, os núcleos re gionais trabalham desde a fase de sensibilização e mobilização dos setores empresariais e atores locais, realização de estudos, levantamentos e diagnósticos, definição dos principais gargalos e prioridades empresariais e tecnológicas, até a elaboração do planejamento estratégico e participativo da região e das empresas e o assessoramento, implementação e acompanhamento de ações, projetos e processos inovadores de desenvolvimento tecnológico regional.

Rede de Tecnologia Nacional – RETEC

O objetivo dessa Rede é integrar a demanda à oferta tecnológicas dos diversos agentes econômicos, sociais e institucionais, buscando atender as necessidades empresariais. A RETEC oferece informações estratégicas, necessárias à gestão empresarial em um ambiente competitivo e complexo. Além disso, faz a intermediação de serviços técnicos tecnológicos, atuando na gestão de projetos de consultoria e na articulação dos integrantes da sua rede de instituições e de especialistas. Para isso, a RETEC utiliza uma estrutura operacional e uma ampla rede de parceiros que permite desenvolver a melhor solução tecnológica para problemas rotineiros da empresa.

Capacitação Empresarial

Por meio de parcerias com centros de excelência e instituições de ensino no Brasil e no exterior, o IEL capacita empresários e dirigentes de empresas de todo o País para lidar com ferramentas e técnicas de gestão aplicáveis a seus negócios. O programa Capacitação Empresarial para Micro e Pequenas Empresas oferece, em parceria com o Sebrae, cursos de longa duração aos empresários em todos os Estados brasileiros e no Distrito Federal. Outra grande iniciativa do IEL nessa área é o programa Gestão Estratégica para Dirigentes Empresariais, do European Institute of Business Administration (Insead), realizado em Fontainebleau, na França. O curso apresenta aos empresários brasileiros visões e processos de gestão.

Empreendedorismo

O tema tem longa tradição em centros de ensino da Europa, dos Estados Unidos e do Canadá. No Brasil, a cultura empreendedora vem ampliando seus espaços em empresas e instituições de ensino. O IEL, em parceria com o Sebrae, apóia o projeto Ensino Universitário de Empreendedorismo. O objetivo da iniciativa é patrocinar cursos para professores universitários que desejam implantar e ministrar disciplinas de empreendedorismo. O projeto atua em quase todos os Estados brasileiros, e a estimativa é que os professores capacitados ofertem, anualmente, disciplinas para 76 mil universitários.

Cooperação Empresarial Internacional e Eurocentro IEL Brasil

Por intermédio da Gerência do Eurocentro IEL Brasil e de Cooperação Empresarial, o IEL Nacional estabeleceu uma plataforma de ações entre o Brasil e a Europa, desenvolvendo projetos de cooperação empresarial em conjunto com organismos e instituições nacionais e internacionais. As ações dessa área são centradas, basicamente, no desenvolvimento de projetos co-financiados pelo Programa ALINVEST. Esse programa, criado em 1993 pela Comissão Européia, estimula o intercâmbio e a cooperação entre as pequenas e médias empresas da América Latina e da Europa. A proposta da iniciativa é reforçar as relações econômicas, comerciais e tecnológicas entre as empresas, por meio de encontros setoriais organizados pela rede de agentes.

Parcerias Estratégicas

O IEL tem como princípio a atuação integrada com os diversos atores comprometidos com o desenvolvimento industrial brasileiros, trazendo às empresas inovação tecnológica e ferramentas de gestão mais modernas. A entidade tem parceiros com órgãos governamentais, entidades de fomento, sindicatos e federações da indústria, empresas, cooperativas, incubadoras e instituições de pesquisa e ensino de todo o País e do exterior.

Informações:

Núcleos Regionais do IEL, que funcionam junto às Federações de Indústria dos Estados, ou o Núcleo Central, em Brasília.
Telefone: (61) 317-9080 | Fax: (61) 317-9360

Instituto Centro de Capacitação e Apoio ao Empreendedor – ICCAPE

O Instituto Centro de Capacitação e Apoio ao Empreendedor . ICCAPE, é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, voltada para prover a capacitação por meio do desenvolvimento de competências empreendedoras. O ICCAPE tem como público-alvo o pequeno investidor (os informais, as empresas familiares e de micro porte) e conta com escritórios em Brasília, Belo Horizonte e São Paulo, além de uma estrutura de facilitadores free lancer em todos os Estados brasileiros. A estrutura operacional tem quatro departamentos distintos e sete empresas parceiras.

– Departamento de Promoção, composto pela Área de Treinamentos e Área de Eventos;

– Departamento de Apoio à Comercialização;

– Departamento de Comunicação Externa;

– Departamento de Projetos Especiais.

Empresas parceiras:

 

Mãos de Minas®

Instituição de apoio ao artesanato, na legalização de vendas, comercialização, central de compras e central de exportação.

Jogos de Empresa®

Empresa que trabalha no desenvolvimento e comercialização de jogos estruturados para treinamentos diversos.

Terra Brasilis®

Instituição que trabalha questões ambientais. Nessa parceria, o ICCAPE busca o binômio Artesanato – Meio Ambiente, visando o uso racional de recursos naturais.

Banco do Povo®

Instituição que trabalha para garantir o crédito para a população excluída do sistema financeiro formal.

W3 Comunicação

Empresa de comunicação dirigida principalmente para o empreendedor de pequeno porte.
Fone: (31) 3282-1847

B8 – Soluções

Empresa da área de software e desenvolvimentos de projetos para Internet.

IQS

Instituto de Qualidade Sustentável;
– Instituição que trabalha com a certificação de produtos artesanais e pousadas;
Informações:Telefone: (31) 3281-4673
Dentre os projetos de destaque do ICCAPE podemos citar:

Programa Art´Estruturada

Programa de capacitação para o setor artesanal que objetiva fornecer subsídios ao artesão para que aperfeiçoe o seu ofício, aprimore sua capacidade gerencial, conquiste um lugar no mercado com respeito e valorização pela sua arte e como profissional.

Implantação de Instituições de Microfinanças

O Instituto Centro CAPE tem apoiado a implantação de instituições de microfinanças na forma jurídica de Organização Não Governamental . OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). A atuação do ICCAPE abrange sensibilização e a formação do grupo de interessados, estudo de viabilidade, criação da instituição e respectivos registros legais, treinamento do pessoal, acompanhamento das primeiras atividades e consultoria para negociação de linhas de financiamento visando o aumento de capital.

Sala do Empreendedor

Espaço especializado em fornecer a empreendedores interessados linhas de crédito apoiadas em serviços que buscam desenvolver os empreendimentos nos aspectos de gestão e empreendedorismo. Este projeto foi viabilizado pela parceria ICCAPE, Fundo de Amparo ao Trabalhador, Ministério do Trabalho e Emprego, Banco do Brasil e Fundação Banco do Brasil, atuando em todos os Estados brasileiros.

Exportação

Projeto Setorial Integrado – Em parceria com a APEX-BRASIL – Agência de Promoção de Exportações do Brasil, o Instituto Centro CAPE e a Central Mãos de Minas estão desenvolvendo junto á comunidades do Estado um projeto para o fortalecimento do segmento artesanal, visando a comercialização de produtos no mercado internacional.

Dekassegui

O Instituto Centro CAPE, em parceria com a Fundação Banco do Brasil, desenvolveu um programa de apoio aos dekasseguis em São Paulo e Curitiba, visando apoiar este trabalhador brasileiro, descendente de japoneses, quando de seu retorno do Japão a trabalho, na sua fixação no Brasil e aproveitamento melhor da poupança realizada durante os anos em que atuou no Japão.

Cheque Prata

Projeto de otimização dos recursos para treinamento e capacitação de públicos diversos, no sentido de oferecer de uma forma mais rápida acesso ao treinamento e inserção de novas instituições no campo de trabalho. Seu objetivo é garantir uma oferta de aperfeiçoamento profissional que possa agregar valor ao trabalhador, tornando-o mais competente, ampliando as oportunidades de geração de renda, aumentando a qualidade dos produtos e serviços.

Artesão Cidadão

O Projeto pretende mostrar a importância do produtor artesanal, tanto no aspecto cultural quanto no econômico. A intenção é conseguir a adesão de pessoas e instituições interessadas em incentivar a valorização dos cidadãos através do trabalho do artesanato.

Projeto Presídios

Projeto que visa a inserção do recuperando no mercado de trabalho através da produção artesanal.

Outros projetos de destaque já realizados:

 

Banco do Povo

Associação de Crédito Popular . Minas Gerais;

Banco do Empreendedor

Maranhão;

Projeto Sempre-Vivas

O Instituto Centro Cape, numa parceria com o Instituto Terra Brasilis, desenvolveu um projeto de defesa desta espécie ameaçada;

Projeto Pedra Sabão

Pretende-se buscar a capacitação das comunidades envolvidas de forma que possam vir a constituir núcleos produtivos organizados, economicamente viáveis e cujos processos produtivos sejam concebidos dentro dos princípios da gestão ambiental;

IDAM – Instituto do Desenvolvimento do Artesanato Maranhense

Tem como objetivo promover o artesanato e os artesãos do Estado do Maranhão;

ABRA – Associação Brasileira de Artesanato

Tem como objetivo agregar todo o segmento artesanal brasileiro através de suas associações e cooperativas associadas, distribuídas em todo o território nacional;

Políticas Públicas

O Instituto Centro Cape tem atuado junto aos governos federais, estaduais e municipais no apoio ao segmento artesanal no sentido de implantação de regulamentação e leis.
Informações: E-mail: ccape@centrocape.org.br | Telefone: (31) 3282-8312 | Fax (31) 3282-8301

Redetec – Rede de Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro sign up form


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